Em que posso ajudar?



Escolha um Representante

Maringá-PR

Sarandi-PR




MARINGÁ-PR

Não sou cliente mas quero agendar atendimento.

Já sou cliente e quero falar com meu advogado.




SARANDI-PR

Não sou cliente mas quero agendar atendimento.

Já sou cliente e quero falar com meu advogado.

Por que devo planejar minha aposentadoria?

Segundo projeção feita pelo IBGE, o número de brasileiros acima de 65 anos, chegará em 2060 com 58,4 milhões. Ao passo que idosos com 90 anos ou mais saltará de atuais 473 mil para 5 milhões até 2060. Ou seja, quem conta hoje com 45 anos, tem grandes chances de estar desfrutando sua vida aos 90 anos de idade em 2060.

Pensando em longevidade, é bem provável que usufruirá da aposentadoria ao menos 3 décadas de vida. Assim, é inevitável o questionamento sobre que tipo de velhice quer ter. Uma vida com boa saúde, boa alimentação, boa moradia e bom lazer após a aposentadoria requer planejamento prévio.

O Planejamento da Aposentadoria tem a finalidade de auxiliar todas as pessoas a decidir quais as melhores escolhas na hora de projetar quando, como e com quanto quer se aposentar. Consiste em se preparar de forma mais acertada, almejando uma aposentadoria planejada.

É necessário realizar análise em longo prazo, contando com todas as possibilidades de previdência e de seguro existentes. Atualmente contamos com a previdência Social (regime geral ou regime próprio), previdência complementar fechada ou aberta, além dos seguros de vida, doença ou invalidez, dentre outras.

Vários fatores são importantes para começar o planejamento previdenciário, como por exemplo:

  • Qual o momento pretende se aposentar?
  • Com qual valor desejaria se aposentar?
  • Quanto tem disponível para investir na sua aposentadoria?
  • Está disposto a investir em previdência privada? E em seguro de vida, doença ou invalidez?

Ao falarmos em planejamento de aposentadoria, devemos avaliar qual a melhor modalidade de aposentadoria e qual é o melhor momento de aposentar-se, para obter melhor aproveitamento.

Exemplo 1: Seu José conta com 64 anos de idade em 2014. Ao realizar o planejamento previdenciário, chegou-se a 3 diferentes valores referentes as opção de Aposentadoria por idade, Aposentadoria por tempo de contribuição ou Aposentadoria especial.

Neste caso, com o planejamento prévio, o seu José teve a oportunidade de optar pela melhor aposentadoria, de R$ 3.416,94.

Outro exemplo: Manoel, empresário, resolveu realizar planejamento previdenciário e descobriu que se não tiver realizado, poderia ter sofrido grave prejuízo em sua aposentadoria.

É importante ressaltar que não existe ‘modelo padrão’, o planejamento previdenciário deve ser feito individualizado, identificando todos os pontos importantes para cada um.

Trata-se de um estudo sério e responsável, por isso, deve ser feito por profissional capacitado e conhecedor das legislações previdenciárias passadas, presentes e as tendências de alterações futuras.

O planejamento da aposentadoria pode indicar as melhores opções, após sua retirada do mercado de trabalho. O estudo também sugere se há necessidade de complementar a aposentadoria por meio de previdência privada ou outras fontes de renda que possam auxiliar na manutenção do seu padrão de vida ideal.

Por Sheyla Graças de Sousa Borges de Liz

Advogada especialista em direito previdenciário



Deixe uma resposta